< Voltar aos artigos
Enoturismo

Um verão memorável na região de Basto - Descubra o que pode fazer

Partilhar
Como nunca, fazer férias em Portugal é a opção perfeita para ter uns dias de descanso inesquecíveis! E a região de Celorico de Basto é rica pelas suas paisagens, sabores e tradições. Descubra o que esta região de vinho verde tem de único para lhe oferecer.  

Portugal é um país heterogéneo e muito vasto em termos de oferta turística. Com um clima ameno e uma costa extensa de fantásticas praias banhadas pelo Oceano Atlântico, conquista à primeira vista. No entanto, o país é muito mais do que isso! O turismo em Portugal é reconhecido pelo seu excecional património cultural, onde a tradição e a modernidade estão em harmonia. Entre as suas inúmeras riquezas podemos destacar a gastronomia e a singularidade dos seus vinhos

O enoturismo em Portugal – Descubra a região dos vinhos verdes

O enoturismo é um dos segmentos de sucesso do turismo de Portugal, com viagens motivadas pela degustação do sabor e aroma dos vinhos, complementadas com a descoberta das tradições e culturas das localidades que produzem vinho.  No nosso país, existem 14 regiões DOC (Denominação de Origem Controlada). A Região dos Vinhos Verdes - demarcada em 1908 - é a maior região vinícola em Portugal, com 7.000 km2 e uma das maiores da Europa.

As suas paisagens são um reflexo da sua cor e da sua frescura! Entre as 9 sub-regiões que formam esta região, pode encontrar a região de Basto. É nesta localização que encontra a Quinta da Raza, no Lugar de Peneireiros, em Celorico de Basto. Este terroir único - pelas montanhas que a rodeiam e pelo rio Tâmega que as atravessa - dá origem a encostas suaves e a uma exposição solar magnífica, importante para banhar os terrenos graníticos e argilo-xistosos da Raza. 

Apreciar a singularidade dos vinhos verdes na Quinta da Raza

Acreditamos que não é obra do acaso o nosso nome conjugar-se tão bem com a palavra "casa”. Na verdade, a Raza comporta tudo o que está associado ao imaginário que aconchega a alma. Os vários hectares que a compõem transpiram familiaridade e refletem o carinho com que são trabalhados. Por gente da terra. Por gente que os conhece há tantos anos, há tantas vindimas

Ao visitar a Quinta da Raza sentirá a sensação de estar a ser recebido por familiares e por estar num espaço cuja tradição passa de geração em geração. Diogo e Mafalda Teixeira Coelho irão levá-lo por uma viagem que remonta a vários séculos passados e que permite que os seus vinhos sejam, hoje, destacados nacional e internacionalmente. 

Neste espaço pode apreciar, sem pressa, o terraço panorâmico com vistas deslumbrantes sobre  as vinhas, o Alvão e o Marão, bem como apreciar realizar provas de vinhos variadas e temáticas. Os programas de Enoturismo disponíveis são o ponto de partida para estas experiências: 

  • Surpreenda-se com a harmonização de um vinho da Quinta da Raza com uma lata de conserva biológica Portuguesa
    Prove um dos vinhos verdes da seleção semanal selecionado pelo produtor, com uma lata de conserva biológica Portuguesa, no terraço panorâmico, onde terá acesso a vistas deslumbrantes sobre as vinhas, o Alvão e o Marão.

    Para saber mais clique aqui! 

  • Viagem pelos Vinhos Verdes da Região de Basto 
  • Conheça os aromas e sabores das castas mais típicas da sub-região de Basto e a breve história e caracterização das mesmas. Nesta experiência poderá, não só, degustar os sabores dos vinhos da Quinta da Raza, como também, aumentar o conhecimento acerca dos vinhos verdes em geral e das castas tradicionais da nossa região, em particular.

    Para saber mais clique aqui! 

  • A escolha semanal do Produtor
    Uma introdução aos aromas e sabores das castas selecionadas pela Quinta da Raza, breve história e caracterização das mesmas. Uma prova de vinhos acompanhada por petiscos regionais. Nesta experiência poderá, não só, degustar os sabores dos vinhos da Quinta da Raza, como também, aumentar o conhecimento acerca dos vinhos verdes em geral e das castas tradicionais da nossa região, em particular.

    Para saber mais clique aqui! 

  • Os seus vinhos preferidos
    O cliente escolhe de toda a gama de vinhos da Quinta da Raza, os 2 vinhos que pretende provar. Uma introdução aos aromas e sabores das castas selecionadas, breve história e caracterização das mesmas. A prova dos vinhos escolhidos será acompanhada por petiscos regionais. Liberte a sua imaginação, questione e a Quinta da Raza terá todo o gosto em responder e dar a conhecer os sabores únicos de Basto.

    Para saber mais clique aqui! 

Agora temos a certeza que o mais difícil, será mesmo escolher a experiência que mais lhe agrada! Na Quinta da Raza aguardamos a sua visita...