O Dia Europeu do Enoturismo foi instituído em 2009 pela RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho e assinala-se anualmente no segundo domingo de novembro. Este ano é comemorado a 8 de novembro. Este dia especial tem sido um momento importante na afirmação do enoturismo a nível global. Durante 10 anos esta iniciativa foi celebrada apenas na Europa. Este ano, a sua comemoração foi estendida à escala Mundial, com a participação de países latino-americanos, como Brasil, Chile, Argentina e Uruguai.
O Dia Mundial do Enoturismo tem como objetivo reforçar a divulgação da cultura, do património e das tradições, bem como os produtores de vinho e o seu enoturismo, valorizando assim os territórios vinícolas.
Portugal tem um rico património cultural associado ao vinho. É um país de forte tradição vitivinícola e a excelente qualidade dos seus vinhos, reconhecidos em todo o mundo, gozam de uma grande diversidade e singularidade. E para os apreciar e conhecer, nada como visitar as regiões onde se produzem, sendo os vinhos um excelente pretexto para descobrir também as paisagens, o património, a gastronomia, a cultura e as gentes que aqui vivem.
No extremo noroeste de Portugal, na zona tradicionalmente conhecida como Entre-Douro-e-Minho, a Região dos Vinhos Verdes conduz-nos por uma paisagem deslumbrante, também ela de cor verde. Em termos de área geográfica é a maior Região Demarcada Portuguesa e uma das maiores da Europa. A grande diversidade da tipologia de solos e microclimas justificam a repartição da região em nove sub-regiões, (de norte para sul): Monção e Melgaço; Lima; Basto; Cávado; Ave; Amarante; Baião; Sousa e Paiva.
A Quinta da Raza localiza-se na Sub-Região de Basto, sendo a mais interior da região, estando por isso resguardada dos ventos marítimos do atlântico. A natureza circundante de Celorico de Basto é um dos seus maiores atributos patrimoniais, tendo-se dos miradouros vizinhos, nomeadamente no Alto do Viso e no Castelo de Arnoia, vistas fabulosas que se estendem desde o vale do Tâmega até ao maciço montanhoso de Alvão e Marão.
A nível gastronómico, destacam-se na região especialidades como o arroz de cabidela, as couves com feijão e toucinho, o cozido à portuguesa, o cabrito assado ou o queijo da serra, não esquecendo o pão-de-ló, as cavacas e o pudim caseiro.
O vinho verde, único no mundo, é um excelente motivo para descobrir esta região!
Ao visitar a Quinta da Raza garantimos que o fará com toda a segurança. Recentemente, recebemos a distinção Clean & Safe, atribuída às empresas de turismo que cumprem as recomendações da Direção-Geral da Saúde.
Esperamos recebê-los em breve, com saúde e boa disposição, para apreciarem e desfrutarem das nossas provas de vinho!