A variedade Arinto é, segundo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, “cultivada praticamente por toda a região com o nome de ‘Pedernã”, atinge “o seu mais elevado nível de qualidade em zonas mais interiores da região”.
A sua grande distribuição geográfica indica-nos que é uma das variedades brancas portuguesas mais antigas e possui, também por isso, inúmeras sinonímias tais como ‘Azal Espanhol’ ou ‘Azal Galego’ em Amarante, ‘Pé de Perdiz’ em Cabeceiras de Basto, ‘Perdigão’ em Mondim e mais para sul da região por ‘Chapeludo’.
Casta vigorosa, de baixa fertilidade, o Arinto dá origem a cachos grandes, muito compactos e pesados, o que a torna bastante produtiva, caraterística que lhe confere uma grande estima por parte dos viticultores. No entanto, as suas melhores qualidades expressam-se nos vinhos, a sua versatilidade permite produzir desde excelentes espumantes, vinhos jovens e aromáticos até vinhos com estágio em madeira. Produz vinhos frescos com grande estrutura e complexidade.
Utilizada em grande parte na RVV para produzir vinhos de lote, é nas zonas mais interiores que consegue exprimir o seu maior potencial e onde a sua apresentação como vinho monovarietal é mais comum.
Na Quinta da Raza, o Arinto é a variedade mais plantada, a sua excelente adaptação a climas mais interiores e ao solo argiloso da propriedade faz dela uma das nossa preferidas e surge por isso em três dos nossos vinhos.
No QUINTA DA RAZA ESPUMANTE onde completa um lote maioritário de Avesso e Alvarinho, contribuindo com a sua acidez e vivacidade para a frescura deste vinho.
No RAZA BRANCO onde a sua frescura, aromas de frutos tropicais e ligeiro floral, combinados com Azal e Trajadura emprestam ao vinho um caráter tradicional, descontraído e com uma leveza muita apreciada pelos consumidores de Vinho Verde.
No DOM DIOGO ARINTO, já um clássico da casa e da região, as suas nuances tropicais, de fruta de caroço e um ligeiro floral, transmitem uma grande complexidade e comprimento ao vinho.
Ideal para acompanhar uma gastronomia ligeira de verão, os nossos vinhos com Arinto, são perfeitos para pratos de saladas, peixe, mariscos e uma grande variedade de “finger foods”.
Em suma, é uma variedade que produz vinhos de elevada qualidade e que pode certamente contribuir para melhorar as suas experiências culinárias deste verão. Deixe-se seduzir pelos seus aromas e frescura e descubra todo o potencial desta variedade.