A casta Azal é uma casta de qualidade cultivada na região dos Vinhos Verdes. No início do século XX, era a principal casta para a produção do vinho branco da região.
O terroir único da Raza, criado pela magnífica exposição solar, solo de origem granítica com áreas xistosas e argilosas e o clima rigoroso, muito frio e chuvoso no inverno e muito quente e seco no verão, favorece variedades de maturação tardia como a casta Azal (branca).
É uma casta produtiva de ciclo longo, precoce no abrolhamento e tardia na maturação. Os cachos são médios, muito compactos e pesados sendo que os seus bagos apresentam uma cor esverdeada mesmo no final de maturação. Atinge o seu nível máximo de qualidade quando plantada em terrenos secos e bem expostos.
A casta Azal produz vinhos de cor citrina, aromas de lima, limão por vezes toranja e maçã verde. O sabor é frutado com notas cítricas e também minerais. Apresenta uma excelente frescura.
Na Quinta da Raza a casta Azal é das mais plantadas e é utilizada em três dos nossos vinhos, o QUINTA DA RAZA FAMILY COLLECTION Nº1, o DOM DIOGO AZAL e o RAZA.
Sendo uma casta muito fresca poderia pensar-se que apenas se adapta a vinhos jovens, mas no caso do FAMILY COLLECTION Nº1 o vinho Azal utilizado fermentou em aço inox e foi posteriormente a estagiar em madeira de carvalho francês durante 12 meses. Era um vinho com uma graduação alcoólica elevada para a média da casta, mas com uma acidez muito presente que serviu de suporte para o lote com Alvarinho e Avesso. É um branco de inverno produzido com uma das castas mais frescas do país.
É no nosso Azal mais emblemático, o DOM DIOGO AZAL, que a casta expressa toda a sua tipicidade. Os aromas a limão, maça verde e por vezes a erva cidreira e uma frescura singular que termina de forma suculenta, imprimem a este vinho um caráter único que rapidamente nos transporta para um dia quente de verão.
Em lote, com Arinto e Trajadura, tal como está presente no RAZA, a casta imprime frescura e singularidade a um vinho que pretende demonstrar a forma mais típica de produzir Vinho Verde em que as castas eram misturadas umas com as outras e o resultado era a soma das melhores características de cada uma.
Sozinho ou acompanhado, o vinho da casta Azal merece ser descoberto e apreciado seja qual for o perfil que mais lhe agrade.