O ano tem doze meses, mas só durante mais ou menos oito podemos vislumbrar alguma atividade na videira.
O ABROLHAMENTO
O abrolhamento constitui no despertar fenológico da planta após o adormecimento invernal.
Tudo começa quando o calor faz abrolhar os gomos que estavam dormentes desde o Outono passado. O abrolhamento ocorre com base nos nutrientes acumulados pela planta no ano anterior.
No hemisfério Norte, o abrolhamento acontece entre Março e Abril; enquanto no hemisfério Sul, nos meses de Setembro e Outubro.
A FLORAÇÃO
Seis a treze semanas após o abrolhamento, a meio da Primavera, temos uma etapa crucial que dura aproximadamente uma semana e meia, a floração.
As pequenas flores brancas surgem nas videiras, nos nós dos ramos jovens, dispostas à fertilização.
A FRUTIFICAÇÃO
A frutificação ocorre em Junho, após a polinização das flores. Posteriormente, os frutos irão substituir as pequenas flores brancas.
Será nessa altura que poderemos vislumbrar a abundância ou escassez da próxima colheita.
Com o decorrer da Primavera e o início do Verão, o aumento das temperaturas provocará uma expansão, e os bagos que vingaram crescerão até ao tamanho de bagos de ervilha.
O “PINTOR”
Ao atingirem o tamanho certo os bagos cor verde opaca, que nesta altura é idêntica nas castas brancas e nas castas tintas, ganham uma nova paleta de tons, estaremos pois perante o início da maturação com o aparecimento do “pintor”, que pintará de cor tinta as películas dos bagos tintos e tornará translúcida a película nas castas brancas.
A mudança de cor e o desenvolvimento de outros polifenóis atuam como protetores das uvas do sol, vento e outros stresses.
A MATURAÇÃO
A partir do “pintor” iniciar-se-á uma fase de 35 a 55 dias durante a qual na uva se acumularão uma série de compostos, entre os quais os açúcares que mais tarde serão transformados em álcool pela fermentação natural das leveduras. O período de maturação terminará com a vindima.
A VINDIMA
Dependendo das variedades e das condições climáticas, a colheita das uvas ocorre de Setembro a Outubro.
É quando as uvas são colhidas.
A DORMÊNCIA
Terminada a vindima, virá o frio, as vinhas entram num período de dormência e a seiva volta a descer pela vinha.
O ciclo de inverno pode começar agora.
Será nesta altura que o viticultor podará a videira equilibrando o seu potencial produtivo para o ano seguinte.
A partir daqui o ciclo repete-se e o viticultor passa a aguardar ansiosamente a nova colheita!