Como é produzido? Vinho branco colorido? Uvas brancas e tintas? Exclusivamente uvas tintas?
Estas perguntas são frequentes e merecem respostas!
Como produzimos nosso vinho rosé:
Os vinhos rosés da Quinta da Raza são produzidos exclusivamente a partir de uvas tintas. Para desenvolvê-los, selecionamos as castas e as parcelas onde plantá-las de forma a expressar as suas melhores características.
Escolhemos castas tintas com potencial para produzir vinhos com aromas agradáveis e boa acidez, essenciais para a frescura e vivacidade do vinho.
As uvas são vindimadas manualmente e levadas para a prensa, durante a prensagem o sumo escorre e dependendo da uva, pode ficar mais ou menos colorido. A cor do mosto/vinho pode variar do rosa muito claro, que então é chamado de “casca de cebola“, até um rosa mais escuro, muito próximo do clarete. Essas variações de cores não são um sinal de qualidade. Claro ou escuro, o rosé pode ser excelente, é apenas uma questão de gosto, mas sem contacto com a película, nós pretendemos um rosé de cor clara.
O sumo é então vinificado tal e qual como o vinho branco, o que significa que é mantido a uma temperatura baixa e protegido do ar para preservar todos os seus aromas. Já expressa todo o seu potencial algumas semanas após a colheita e pode ser consumido no ano seguinte.
Os vinhos rosés da Quinta da Raza são por definição vinhos de convívio, para serem bebidos frescos em todas as circunstâncias e serem apreciados pelo seu aroma e frescura excecionais.
Se a palavra de ordem é descontração, o sinônimo é DOM DIOGO PADEIRO. O vinho é desconhecido de grande parte dos enófilos pois a casta esteve praticamente abandonada na Região. É um vinho que possui um final de boca suave e envolvente e que ao ser vinificada como rose expressa, na Quinta da Raza, um elevado potencial aromático onde sobressaem os morangos e as framboesas.
RAZA ROSE é a pura expressão das castas tintas mais emblemáticas da Região onde se destacam o Padeiro, o Espadeiro e o Vinhão. É um vinho irreverente com uma acentuada frescura e personalidade. Destacam-se aromas a framboesas, melancia e morangos silvestres.