Por razões sobejas, a Sustentabilidade é um dos temas na ordem do dia. O que nem todos saberão é que, na sua plena acepção, a Sustentabilidade não compreende apenas a adoção de um programa ou de acções de carácter ambiental, espraiando-se igualmente pelos domínios económico e social. Na Quinta da Raza, na qualidade de primeiro produtor, a operar exclusivamente na Região dos Vinhos Verdes, a ser certificado com o Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola da ViniPortugal, estamos plenamente conscientes desta multidimensionalidade e estabelecemos os nossos objectivos de forma a não deixar para trás ou marginalizar qualquer dos planos acima mencionados.
No âmbito social, os nossos compromissos passam, desde logo, por garantir um ambiente saudável à nossa equipa, fomentando a criação de um espírito de grupo alicerçado na responsabilidade, na ética e no respeito pelo próximo e pelo Ambiente. Com igual importância, é a relação estabelecida com a comunidade local, através, por exemplo, do nosso programa de voluntariado e de algumas medidas de apoio a instituições. Nesta questão em particular, refira-se a implementação do Projecto SAUD’ARTE, que através da Arte-Terapia, procura proporcionar à comunidade local uma superior qualidade de vida, saúde e bem-estar. Dentro deste projecto, tiveram já lugar duas edições, em 2023 e 2024, do Workshop de Pintura Experimental Vinh’Arte, em parceria com a TEQUE – Associação Cultura e Artística, onde todos os participantes foram chamados a exprimir a sua criatividade e veia artística, recorrendo, como principal pigmento, a uma das nossas mais icónicas castas autóctones, o Vinhão. A receita arrecadada nestes eventos reverteu, na totalidade, para as instituições integrantes do Projecto SAUD’ARTE.
Mais recentemente, e a propósito da época natalícia que se avizinha, a Quinta da Raza lançou mais uma campanha de cariz solidário. Pondo em prática conceitos relevantes da área da Sustentabilidade, como são os Economia Circular e Gestão de Resíduos, decidimos conferir uma “segunda vida” às rolhas oriundas das nossas provas de vinho e experiências de Enoturismo, desafiando os utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da Associação de Solidariedade Social de Basto (ASSB) para a elaboração de porta-chaves. Estes serão vendidos, ao preço simbólico de 1€, nas lojas física e online da Quinta da Raza. O montante angariado destinar-se-á ao financiamento do ‘Jardim dos Cinco Sentidos’, um espaço terapêutico inclusivo onde os utentes do CACI terão a oportunidade de explorar sons, aromas e texturas que estimulam os sentidos e proporcionam bem-estar, independentemente das suas capacidades.
Na verdade, também para a decoração de outono da nossa loja de vinhos recorremos a rolhas usadas provenientes das nossas experiências de enoturismo. As lindas e ternurentas abóboras que podem ver na imagem de destaque deste artigo foram realizadas pelos utentes do Centro de Dia Casa da Partilha – Encontro de Gerações de Gandarela de Basto, a quem muito agradecemos por terem tornado mais bonito e acolhedor o espaço onde recebemos os nossos clientes e visitantes.
Tratando-se o Natal de uma época especial, de comunhão e partilha com a família e com aqueles que mais gostamos, apelamos ao espírito solidário de todos e de cada um. Porque não deixar no ‘sapatinho’ dos seus filhos, afilhados, pais, irmãos ou amigos, um porta-chaves que, para além da sua originalidade, tem o condão de ter sido feito com dedicação e carinho pelos utentes do CACI? Mais do que meros objectos, estes porta-chaves são símbolos de empatia e apoio à inclusão.
Neste Natal, no momento de comprar as prendas e seleccionar os vinhos, não perca esta oportunidade de fazer a diferença! Com o seu contributo vamos promover uma sociedade mais justa e acolhedora para todos.
Votos de umas Excelentes Festas!