Quinta da Raza Vineyards Collection

Uma Quinta que produz vinho pode incluir uma ou mais vinhas, conter uma ou mais castas e produzir vários tipos de vinho. O nome de cada vinha é único e muitas vezes ligado ao proprietário da quinta, à sua localização, ao tipo de solo ou à paisagem envolvente. Cada vinha tem o seu “terroir” com as suas características especiais que dão origem a vinhos distintos.

Na Quinta da Raza decidimos celebrar as diferenças de cada vinha engarrafando o vinho de algumas das nossas parcelas mais icónicas, duas dessas vinhas são a Vinha de Cerdeiredo e a Vinha das Lamelas.

 

Este Verde Tinto, com um conceito distinto, reflete a nossa vontade de inovar e trazer um pouco de modernidade ao estilo mais atual, utilizando para isso um acervo de castas tintas tradicionais da Região que têm caído em desuso.

Produzido na Vinha do Cerdeiredo, a mais antiga da Quinta, que foi plantada com o intuito de preservar a grande variedade de castas tintas que existiam na propriedade aquando da grande restruturação que ocorreu em 1991, e que guarda castas como Azal Tinto, Borraçal, Vinhão, Padeiro, Rabo de Ovelha, Espadeiro, Touriga Nacional e outras ainda por identificar. É um vinho que pretende refletir a leveza, elegância e frescura das castas da Região, o “terroir” de Basto e alguma irreverencia do produtor.

A colheita das uvas é feita de forma manual para pequenas caixas (20 Kg) e somente pela manhã. As uvas, não desengaçadas, são pisadas a pé e fermentadas em lagares de granito centenários. Depois de prensado, o vinho estagiou em cubas de inox durante 24 meses antes do engarrafamento.

O Quinta da Raza tinto Vinha do Cerdeiredo é um vinho de cor rubi, com aromas de frutos silvestres, de baixa graduação alcoólica, leve, macio e seco. Delicioso servido com polvo assado e carne de porco. Especialmente agradável com churrascos.

 

Este Vinho Verde branco da casta Gouveio foi produzido de uma única vinha, a Vinha das Lamelas. Esculpida em socalcos num afloramento xistoso, possui as videiras implantadas de forma circular em encostas expostas a todos os pontos cardeais.

A casta Gouveio, praticamente esquecida na Região, mostrou-se extremamente bem-adaptada ao “terroir” deste local e mereceu por isso fazer parte desta coleção de vinhos únicos.

A colheita das uvas é manual e em pequenas caixas. As uvas são desengaçadas e depois prensadas a baixa pressão. A fermentação ocorre em tanques de aço inoxidável com temperatura controlada. Este vinho esteve sujeito a “Batonnage” durante os seis meses que antecederam o engarrafamento.

O Quinta da Raza- Vinha das Lamelas, apresenta aromas intensos de fruta de polpa branca que vão surgindo à medida que o vinho evolui no copo. Notas de fruta madura fazem com que o vinho ganhe outra dimensão na boca onde se revela surpreendentemente macio e delicado. Este vinho tem um bom potencial de envelhecimento, desenvolvendo uma adicional complexidade. É um vinho ideal para acompanhar pratos leves, peixe, refeições asiáticas, marisco, carnes brancas e queijos.

 



Partilhar este artigo

Facebook
LinkedIn
X
Telegram
WhatsApp
Email
Threads

Outros artigos semelhantes

Para consultar os nossos vinhos deverá ter idade mínima legal em vigor para consumo de bebidas alcoólicas.
0 +