Quinta da Raza Avesso Alvarinho Colheita Selecionada

Criado a partir de uma relação simbiótica entre duas grandes castas brancas portuguesas, uma quase desconhecida e outra, quem sabe, a mais completa delas todas, o Quinta da Raza Avesso Alvarinho é já uma referência de qualidade no portfólio dos vinhos da Quinta da Raza. Complexo, envolvente e sedutor fazem dele a escolha perfeita para as mais requintadas refeições.

A ideia de criar um vinho com estas duas variedades nasceu do nosso reconhecimento da qualidade de ambas. A casta Alvarinho, que cresce a cerca de 250 m de altitude, em solos argilo-xistosos, numa das nossas vinhas com melhor exposição solar,  adquire na Quinta da Raza um grande potencial de envelhecimento devido à boa estrutura e frescura que o terroir potencia. As uvas são colhidas, sofrem uma maceração a frio e posterior prensagem, a fermentação ocorre em cubas de aço inox e no final o vinho é deixado a repousar sobre as borras finas. A casta Avesso, cresce a 300m de altitude em solos xistosos, numa vinha de grande declive, e proporciona-nos uma elevada frescura. As uvas são colhidas, prensadas e posteriormente fermentadas em inox. Quando termina a fermentação o vinho é deixado a repousar sobre as borras finas. No momento de fazer o lote, ao volume produzido em cada ano, são adicionados 10% da colheita anterior que ficou um ano a estagiar sobre borras finas com bâtonnage em barricas antigas, de 500 litros, de carvalho francês. Todo o vinho fica a aguardar, sobre borras finas, o momento do engarrafamento.

O pilar deste vinho são os 60% de Avesso, que com a sua falsa simplicidade se deixa envolver pela suavidade e complexidade da casta Alvarinho. O resultado é um vinho que nos transmite qualidade e confiança, que nos dá prazer apreciar com uma gastronomia mais cuidada, e que tenta elevar a outros níveis, a diversidade dos vinhos produzidos na Região, e em especial na Quinta da Raza.

Se a nossa opinião não fosse suficiente para comprovar a qualidade deste vinho, podíamos sempre lembrar as três medalhas de Ouro que a colheita de 2022, recentemente lançada no mercado, recebeu no último mês.

Bons brindes!

 

Partilhar este artigo

Facebook
LinkedIn
X
Telegram
WhatsApp
Email
Threads

Outros artigos semelhantes

Para consultar os nossos vinhos deverá ter idade mínima legal em vigor para consumo de bebidas alcoólicas.
0 +