São várias e diversificadas as definições de Enoturismo. Se numa perspetiva mais estrita, Enoturismo, compreende, essencialmente, visitas a vinhas, adegas e festivais de vinho, acompanhados ou não de degustações, numa perspetiva mais alargada podemos também entender esta atividade como a deslocação ou a realização de viagens para regiões vinícolas com o propósito de conhecer a produção de vinho nas suas várias vertentes, desde castas, métodos de vinificação, tipo de solo, mas também para tomar contacto com os usos, costumes e tradições das referidas regiões e das suas populações.
Na Quinta da Raza somos apologistas desta versão mais ampla. Assim, em 2023, decidimos reformular e reestruturar as nossas experiências e programas de enoturismo, começando por dividi-las em quatro categorias – Provas de Vinho, Provas de Vinho + Aventura e Natureza, Provas de Vinho + Quinta e Provas de Vinho + Património – e apresentando um conjunto de novidades que, definitivamente, o/a convençam a vir visitar-nos. Vamos conhecê-las?
Na primeira categoria, Prova de Vinhos, às quatro provas anteriormente existentes – Prova de dois vinhos da Quinta da Raza, Castas Autóctones de Basto, Prova de Vinhos Alvarinho e Vinhos Naturais – acrescentamos duas novas: Vinhos Singulares e Prova Personalizada. Na experiência dos Vinhos Singulares, damos a conhecer algumas das nossas castas mais distintas como o Avesso e o Gouveio, de forte carácter mineral e gastronómico, com grande potencial de envelhecimento e que nos revelam uma outra faceta dos vinhos verdes. Na Prova Personalizada convidamos quem nos visita a criar uma seleção perfeita, selecionando três vinhos: um do portefólio ‘Dom Diogo’, um da gama ‘Quinta da Raza’ e, finalmente, um dos nossos ‘Vinhos Naturais’. É capaz da seleção perfeita?
As restantes provas, sendo “velhas conhecidas”, não estão isentas de novidades! Para lhe aguçar o apetite, podemos confessar que reformulamos as nossas tapas de conservas biológicas portuguesas de sardinha e cavala e enriquecemos a nossa tábua de queijo e enchidos regionais. E porque não repetir ou experimentar pela primeira vez, se assim for o caso, a nossa Prova de Vinhos Alvarinho? Afinal, aqui poderá provar três dos nossos quatro vinhos recentemente premiados no célebre certame internacional Mundus Vini, entre os quais o nosso monovarietal ‘Quinta da Raza Alvarinho’, agraciado com o título Best of Show, galardão conferido ao melhor vinho verde a concurso.
Na categoria Provas de Vinhos + Aventura e Natureza reforçamos as nossas sinergias com os parceiros regionais, continuando a proporcionar atividades plenas de adrenalina como Rafting, o Canyoning e os tours de Buggy. Venha conhecer algumas das mais belas paisagens e recantos das Terras de Basto, a bordo de um barco ou de um veículo todo o terreno; depois deixe-se relaxar no nosso terraço panorâmico na companhia dos nossos vinhos e iguarias. Se procura algo mais calmo, poderá optar pelo nosso Piquenique. Temos novos locais, entre as nossas vinhas e ramadas, onde poderá repousar e inebriar-se dos sons da natureza, ao mesmo tempo que se delicia com um farnel suculento e, como é evidente, com os nossos vinhos refrescantes.
No segmento Provas de Vinho + Quinta queremos que além dos nossos vinhos, possa conhecer a vinha, o solo, as castas, enfim, o nosso terroir e tudo o que torna único. Acompanhe-nos nesta visita pela nossa propriedade; poderemos fazê-lo a pé, em modo caminhada ou a bordo do nosso charmoso jipe. Iremos mostrar-lhe os cachos pequenos e de película espessa do Alvarinho, os grandes, compactos e pesados da casta Arinto e os tintureiros de Vinhão, ao mesmo tempo que partilhamos consigo histórias das vindimas de antigamente. Pelo caminho ficarão a ainda a conhecer a nossa Horta Biológica com as suas ervas aromáticas, espinafres, alfaces e cebolinho e a Quinta dos Animais onde as galinhas pedresas, os patos mudos e os porcos bísaros crescem felizes e em liberdade. Quando necessitar de recuperar energias, só precisa de nos dizer onde quer a sua degustação: na sala de provas ou no terraço panorâmico; nós ocupámo-nos do restante.
Se aprecia história e cultura, monumentos e sítios arqueológicos, não deverá deixar de fazer uma das propostas da série Provas de Vinhos + Património. Para a nossa terra natal, Celorico de Basto, preparamos um roteiro que inicia na Igreja de Santa Maria de Veade, exemplo maior da arquitetura religiosa do período Românico, onde se destacam os seus belos portais laterais. Despertamos a sua curiosidade? O passeio não fica por aqui! Já ouviu falar em arte topiária? Fique na nossa companhia que, de seguida, irá conhecer o mais paradigmático jardim de camélias das Terras de Basto; está mesmo aqui ao lado, na Casa do Campo, em Molares. Atente na sua simetria, na elegância das ‘casas de fresco’ e no porte da famosa ‘Centenária’, a mais antiga e ilustre cameleira de Portugal, na frescura dos seus 250 anos!
Nestes roteiros patrimoniais não esquecemos os nossos vizinhos. Assim, preparamos também um tour a Mondim de Basto, que se inicia no Castro do Crastoeiro, povoado fortificado da Idade do Ferro (c. séc. IX a.C – séc. I d.C.), onde habitavam os célebres guerreiros galaicos e as sociedades camponesas autóctones antes da chegada do poder imperial de Roma. Além de ficar a saber mais sobre o seu modo de vida, artesanato, crenças e organização social, deste povoado terá uma visão privilegiada para a maior “mancha” vitivinícola da Região de Basto. Por falar em visão privilegiada, este passeio não ficaria completo sem a subida ao cume do Monte Farinha, ao Santuário da Senhora da Graça, terminus da mais famosa etapa da Volta a Portugal em bicicleta. Respire fundo e sinta-se no topo do mundo!
Ainda não ficou convencido a vir-nos visitar, provar os nossos vinhos e experimentar uma das nossas propostas de enoturismo? Talvez procure um programa mais personalizado…Se assim for, contacte-nos; teremos todo o prazer em escutar as suas ideias e sugestões. Venha; verá que dará o seu tempo por muito bem empregue.