O verão é um dos períodos mais vibrantes na vinha. É a última etapa antes da colheita na qual as videiras completam o seu ciclo.
Desde a primavera que as videiras se dedicam a crescer saudáveis, retirando a água e os nutrientes do solo e aproveitando a luz e o calor do sol para criar e amadurecer os frutos, mas é no verão que acontece a última fase dessa jornada. Após a floração, quando se inicia a formação dos frutos, as uvas crescem dia após dia. O calor do verão e a luz do sol em quantidades equilibradas são essenciais para o seu desenvolvimento e, é por isso que, nessa fase, se efectuam despampas, despontas e mondas. As duas primeiras são designadas por poda verde e, juntamente com a monda dos cachos, caracterizam-se por serem operações culturais que ajudam a equilibrar a quantidade de folhas e a selecionar os melhores cachos, garantindo que as uvas recebem tudo o que precisam em quantidades ideais para amadurecerem com qualidade.

Durante a etapa da maturação existe uma fase chamada de “pintor“, que corresponde a uma aceleração da maturação, e as uvas começam a ganhar cor. Elas crescem rapidamente, enchendo-se de água e açúcares, e começam a mudar de cor. As uvas tintas tornam-se avermelhadas, enquanto as brancas ficam translúcidas e adquirem tons dourados. É um espectáculo visual, uma verdadeira transformação da vinha ao longo do verão e, como não é comum que todas as uvas mudem de cor ao mesmo tempo, cria-se na vinha um cenário incrível de diferentes tons. Neste estágio, os viticultores continuam a monitorizar de perto a saúde das plantas, pois a maturação está em pleno andamento e a cada dia que passa, o nível de açúcar nas uvas sobe, a acidez diminui, os compostos fenólicos como os taninos aumentam, assim como os aromas varietais e todos os outros compostos que vão dar origem a vinhos de qualidade superior.
No final da maturação, quando as uvas atingirem o ponto certo de colheita, ocorrerá a vindima e é nesse momento, após meses de cuidados, que todo o trabalho do viticultor se traduzirá num vinho de excelência.
O culminar da vindima ocorre sensivelmente na mesma altura em que termina o verão e também uma das etapas mais agitadas do ciclo da vinha.
Não perca a oportunidade de viver essa experiência única!
Visite a Quinta da Raza e acompanhe de perto o ciclo das videiras nesta época mágica do ano.