Quando as videiras despertam do repouso invernal procuram, em primeiro lugar, desenvolver os seus órgãos herbáceos (ramos, folhas, flores e cachos pequenos). Então, de repente, há um ponto de inflexão e toda a sua atenção fica voltada para os seus cachos.
É um momento mágico nas vinhas e uma etapa importante porque nos permite perceber a data da vindima.
“Pintor” significa o início da maturação e é uma fase caracterizada pela alteração da cor dos bagos das uvas à medida que as vinhas começam a exibir a cor dos frutos.
Pouco antes do pintor, os bagos são pequenos, duros, muito ácidos e de cor verde, devido à presença de clorofila. É por esta altura que, quando necessário, fazemos uma monda de cachos (vindima em verde), onde se retira um pouco do excesso de produção da videira para que as mesmas possam concentrar a sua energia nas restantes uvas.
Durante o pintor, a mudança de cor das uvas vai transformar a cor das uvas das castas brancas e torná-las amareladas e translúcidas, enquanto que as nossas uvas tintas ficam visualmente mais dramáticas, passando da cor verde para o vermelho e roxo.
Mas a mudança na cor das uvas é apenas parte da história. Junho e Julho oferecem às nossas vinhas uma abundância de dias longos e sol brilhante. Essa luz solar, captada pela folhagem luxuriosa e diligente, dá energia à planta. Com efeito, os órgãos herbáceos que acumularam essa energia, irão empobrecer a favor das uvas devido a uma intensa migração de açúcares para os bagos, resultando num rápido aumento de açúcar que, no final, atingirá em média cerca de 200g/L.
Ao mesmo tempo que os açúcares se acumulam, os ácidos orgânicos decompõem-se e o sabor dos frutos muda de muito ácido para um sabor mais frutado e complexo. Simultaneamente, também se começam a desenvolver compostos aromáticos. Além disso, a mudança de cor (antocianina) e o desenvolvimento de outros polifenóis atuam como protetores das uvas em relação ao sol, vento e outros fatores de stress.
Agora é “só” uma questão de acumular reservas para amadurecer as uvas e em breve, estaremos a percorrer as vinhas provando as uvas de modo a determinar se estarão prontas para colher, ou se beneficiarão em ficarem mais tempo nas videiras.
Veja por si mesmo! Venha à nossa vinha no verão! “O Pintor” começa em meados de Julho no hemisfério norte!