Vinhão

Casta de inquestionáveis origens minhotas, o Vinhão é, nos dias de hoje, a mais popular e plantada uva tinta na Região dos Vinhos Verdes, ainda que conheça maior expressão nas sub-regiões do Lima, Ave e Basto, neste último caso, potenciada pelo vale do Tâmega e as suas grandes amplitudes térmicas que permitem um enorme aproveitamento do seu potencial. Igualmente conhecido como Sousão, nomeadamente no vale do Douro, à qual se recorre para atribuir cor, por exemplo, a alguns Vinhos do Porto, o Vinhão origina vinhos de elevada acidez, vinosos, encorpados e de cor vermelha intensa, opacos à luz. A cor é, na verdade, uma das suas principais características, sendo frequentemente considerada como uma casta tintureira, ainda que não se trate de um tópico consensual. À cor intensa, vermelho granada, acrescentam-se os aromas com notas de frutos silvestres, como a amora e a framboesa.

Na Quinta da Raza, o cultivo do Vinhão procura conciliar técnicas modernas e a tradição. A colheita, exclusivamente manual, é realizada no período da manhã e em pequenas caixas com capacidade máxima de 20 kg. A sua vinificação segue método tradicional, com pisa em lagares de granito, onde a fermentação alcoólica decorre a temperaturas controladas. São cinco os vinhos do nosso portefólio com os quais poderá deliciar-se com esta casta tão singular: Dom Diogo Vinhão e Tinto Nat, ambos monovarietais; Raza Rosé e Raza Pet-Nat Rosé, vinhos rosé onde o Vinhão surge em lote a par do Padeiro e Espadeiro e, finalmente, numa das referências da gama Special Family Collection, Quinta da Raza Vinha de Cerdeiredo, novamente em lote e, desta feita, com uma tremenda variedade de castas tintas tradicionais, tais como Amaral, Borraçal, Azal Tinto ou Rado d’Ovelha.

De facto, quem nunca passou pela experiência de beber um belo Vinhão, através de uma malga de barro branco, observando a “pintura” do vinho, está a desperdiçar uma das mais inesquecíveis experiências que a vida pode proporcionar.

conheça mais castas da quinta da raza

Para consultar os nossos vinhos deverá ter idade mínima legal em vigor para consumo de bebidas alcoólicas.
0 +