O Alvarinho é uma casta branca, típica portuguesa, das mais notáveis e considerada, por muitos, a melhor de Portugal.
Na Quinta da Raza, as videiras de Alvarinho “renascem”, após os dias frios de inverno, por volta da segunda quinzena de março. O Abrolhamento, nome que se dá ao início do crescimento dos gomos da planta, é aberto, muito cotanilhoso e com uma orla fortemente carminada. Quando jovens, as folhas são amarelas com manchas bronzeadas, muito revolutas, cotanilhosas na página inferior e penugentas na página superior.
A Floração ocorre pelos finais de maio e apesar de visualmente as flores não serem muito atrativas o seu odor transforma a vinha e relembra-nos que estamos na primavera.
O Pintor, fase em que a maturação acelera e os bagos se tornam translúcidos, ocorre normalmente no final de julho/início de agosto, o que nos vem recordar que já pouco tempo falta para a colheita em setembro.
A casta Alvarinho é vigorosa e pouco sensível ao desavinho e à podridão. Tem baixa produção, pois os seus bagos e cachos são pequenos e grande parte do espaço interior é ocupado pelas sementes. Nas películas dos bagos estão a maior parte dos compostos aromáticos e alguma da estrutura que será transmitida ao vinho. Possui um teor de açúcar elevado, o que resulta em vinhos mais alcoólicos, e uma acidez bem presente o que a torna numa casta ideal para vinhos mais complexos e de guarda.
Devido a todas estas boas características da casta Alvarinho, na Quinta da Raza utilizamos esta variedade em alguns dos nossos vinhos, nomeadamente no QUINTA DA RAZA COLHEITA SELECIONADA ALVARINHO, no QUINTA DA RAZA GRANDE ESCOLHA, um lote de Alvarinho com Trajadura e no QUINTA DA RAZA COLHEITA SELECIONADA DE AVESSO COM ALVARINHO, três vinhos, com estilos ligeiramente diferentes, que expressam a qualidade e plasticidade da casta, tal como comprovam as três medalhas obtidas recentemente no Concurso Internacional de Vinhos, Mundus Vini 2022. Foram elas Ouro para os vinhos Quinta da Raza Colheita Selecionada Alvarinho 2021 e Quinta da Raza Colheita Selecionada Avesso Alvarinho 2019 e Prata para o Quinta da Raza Grande Escolha 2021.
Os nossos vinhos de Alvarinho são delicados e aromáticos, mas bem estruturados devido à maceração pelicular que sofrem antes da fermentação. Apresentam um perfil aromático com notas de grande complexidade e nuances de flor de laranjeira. O paladar é fresco, com notas cítricas e minerais e acidez equilibrada.
Por todas estas características, a sua harmonização é compatível com uma variedade grande de receitas. O Alvarinho combina perfeitamente com peixes assados ou grelhados, frutos do mar com sabor forte, ostras e pratos da culinária japonesa.
Deixe-se levar pela curiosidade de descobrir ou pela vontade de repetir e comprove todas as excelentes características dos nossos Alvarinhos.
A Quinta da Raza é uma das melhores Quintas na região dos Vinhos Verdes para provar Alvarinho de acordo com o WineTourism.com – WWW.WINETOURISM.COM/ALVARINHO/