A casta Alvarinho

Alvarinho é uma casta brancatípica portuguesa, das mais notáveis e considerada, por muitos, a melhor de Portugal.

Na Quinta da Raza, as videiras de Alvarinho “renascem”, após os dias frios de inverno, por volta da segunda quinzena de março. O Abrolhamento, nome que se dá ao início do crescimento dos gomos da planta, é aberto, muito cotanilhoso e com uma orla fortemente carminada. Quando jovens, as folhas são amarelas com manchas bronzeadas, muito revolutas, cotanilhosas na página inferior e penugentas na página superior.

Floração ocorre pelos finais de maio e apesar de visualmente as flores não serem muito atrativas o seu odor transforma a vinha e relembra-nos que estamos na primavera.

Pintor, fase em que a maturação acelera e os bagos se tornam translúcidos, ocorre normalmente no final de julho/início de agosto, o que nos vem recordar que já pouco tempo falta para a colheita em setembro.

casta Alvarinho é vigorosa e pouco sensível ao desavinho e à podridão. Tem baixa produção, pois os seus bagos e cachos são pequenos e grande parte do espaço interior é ocupado pelas sementes. Nas películas dos bagos estão a maior parte dos compostos aromáticos e alguma da estrutura que será transmitida ao vinho. Possui um teor de açúcar elevado, o que resulta em vinhos mais alcoólicos, e uma acidez bem presente o que a torna numa casta ideal para vinhos mais complexos e de guarda.

 

 

Partilhar este artigo

Facebook
LinkedIn
X
Telegram
WhatsApp
Email
Threads

Outros artigos semelhantes

Para consultar os nossos vinhos deverá ter idade mínima legal em vigor para consumo de bebidas alcoólicas.
0 +